Era conhecida como Sertão Bravio e seu desenvolvimento começou por volta de 1727, momento em que os jesuítas procuravam desmarcar a Fazenda de Santa Cruz, de sua propriedade. Para tanto, galgaram a Serra do Mar dando início à colonização da área. Um ano depois foi construída uma estrada ligando São Paulo e Rio de Janeiro. Às margens da estrada surgiram inúmeras paradas de tropas aos poucos, formas se transformando em lugarejo, povoados e vilas.

A partir de 1722, as terras de Volta Redonda começaram a ser explorada para a extração de metais e pedras preciosas. José Alberto Monteiro decidiu explorar uma fazenda onde hoje se encontra a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Vila Operária.

A partir daí Volta Redonda começa a crescer. A criação da CSN, em 09 de abril de 1941 se efetiva na cidade e com ela vem o progresso. Posteriormente ali se estabelecem inúmeras indústrias, tais como as Companhias Estanífera e Barbará.

Volta Redonda recebeu este nome em referência a uma curva do Rio Paraíba do Sul. Através da Lei nº 2.185, de 17 de julho de 1954, Volta Redonda se emancipa. Ela faz divisa com Barra Mansa, Rio Claro, Pinheiral, Barra do Piraí e Piraí. É hoje a principal cidade do Sul Fluminense.


Acervo Alkinda Costa

Escritório Central da CSN, na Vila Santa Cecília, nos seus áureos tempos.

Voltar ao Índice

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

©2016 All Rights Reserved.