O distrito de Barra do Piraí teve na atividade de mineração e exportação do ouro via Parati e Mambucaba e depois via Rio de Janeiro.

A região Sul do Rio de Janeiro, especificamente, o médio Paraíba se beneficiou com esta migração humana. Houve um retorno à atividade agrícola com algodão, cana, café, que se tornou produto principal e até erva-mate e criação de gado.

A região católica como sustentáculo espiritual moral e político deste movimento foi a verdadeira responsável pela formação organizada dos aglomerados humanos, surgindo com ela a capela, a aldeia, o curato, que se tornariam freguesia, vila e cidade.

Surgiu então o Curato Nossa Senhora das Dores, chamado d' Além Paraíba e depois de 1837, de Pirahy e mais de cem anos depois Dorândia; a contragosto dos moradores. O Curato foi alvo de disputa ou municípios.

A partir de 1864, com a Estrada de Ferro Dom Pedro II veio a hegemonia de Barra do Piraí na região e a freguesia de Nossa Senhora das Dores do Piraí passa a integrar, a partir de 10/03/1890 o recém-criado município de Barra do Piraí. Então foi renomeado Dorândia.


Caderno Especial

Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Voltar ao Índice

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

©2016 All Rights Reserved.